Missão

Promover a conservação das espécies da flora e dos ecossistemas naturais, com foco na Floresta com Araucária. Ser uma instituição referência em conservação da natureza integrando pesquisa científica, capacitação, desenvolvimento e implementação de estratégias conservacionistas, que cresça tendo assegurada a excelência nos procedimentos administrativos, parcerias consolidadas e viabilidade econômica de projetos, mantendo a essência de cooperação.

Our mission is to Promote the flora and natural ecosystems conservation. We aim to be a reference institution in nature conservation by integrating scientific research, training, development, and implementation of conservation strategies.

 

 

Equipe

Diretor Executivo

Pablo Mello Hoffmann

Engenheiro Florestal, Mestre pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui ampla experiência em estudos de vegetação, já atuou na elaboração de Planos de Manejo de Unidades de Conservação Estaduais e particulares, assim como, em diversos estudos de flora. Coordenador do Viveiro Chauá. Atualmente doutorando em engenharia florestal na UFPR.

Diretora Administrativa

Marília Borgo

Bióloga graduada pela UFPR. Mestre em Botânica pela UFPR. Doutora em Eng. Florestal pela UFPR. Atualmente vinculada à The Nature Conservancy, desenvolvendo ações dentro de projetos de conservação ambiental.

Diretor Técnico

Elivelton Marcos Gurski

Engenheiro florestal, graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Voluntário na Sociedade Chauá desde 2010. Atualmente mestrando em engenharia florestal pela Universidade Federal do Paraná.

Conselheiro Fiscal

André Cesar Furlaneto Sampaio

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2002), especialização em Gestão e Engenharia Ambiental pelo Instituto de Engenharia do Paraná (2003), mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2006/2013). Atualmente é coordenador de projetos da Sociedade Chauá.

Conselheira Fiscal

Patricia Gurski

Graduanda em Engenharia Florestal pela UFPR. Em 2016 entrou para o PET-Floresta (Programa de Educação Tutorial) da Universidade, atuando em projetos voltados para o ensino, pesquisa e extensão. Participa como Voluntária na Sociedade Chauá desde 2014.

Conselheira Fiscal Suplente

Anke Manuela Salzmann

Engenheira Florestal graduada na Universidade Federal do Paraná

Sócio Fundador

Christopher Thomas Blum

Engenheiro Florestal, Especialista em Gestão e Engenharia Ambiental, Mestre e Doutor em Engenharia Florestal, pela UFPR. Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Engenharia Florestal da UFPR, ministrando as disciplinas Dendrologia, Dendrologia II e Conservação de Espécies Ameaçadas. É também professor do Programa de Pós Graduação em Engenharia Florestal da UFPR (strictu sensu) e curador do Herbário Escola de Florestas Curitiba - EFC. Pesquisador da flora nativa, com experiência em dendrologia e estudos de florística, fitossociologia e fitogeografia, assim como conservação da flora, com enfoque nas espécies raras e ameaçadas. Atuou como consultor em planos de manejo de áreas protegidas, mapeamentos de vegetação, diagnósticos sobre espécies exóticas invasoras e estudos de impacto ambiental.

Sócio Fundador

Juarez Michelotti

Engenheiro Florestal graduado pela UFPR. É ator profissional e também educador ambiental com experiência internacional em integração e condução de grupos. Atuou em diversos projetos relacionados à educação ambiental e atualmente está vinculado às atividades de conservação e educação ambiental do SESC Bertioga.

Sócia Fundadora

Christiane Tigges

Médica com Especialização em Acupuntura pelo CESAC-PR. Artista plástica premiada tendo como principal foco as paisagens naturais. Atuou em diversas ações em prol da defesa ambiental pelas ONGs paranaenses FADA (Força Ação e Defesa Ambiental) e SAMEVOS (Sociedade dos Amigos de Vossoroca), em especial através de denúncias junto à promotoria ambiental.

Sócia Titular

Jeniffer Grabias

Bacharel em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil - Unibrasil (2011). Mestre em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2014). Atua em trabalhos e pesquisas na área de silvicultura e conservação da natureza. Possui como foco a propagação e a reintrodução de espécies raras e ameaçadas de extinção da Floresta com Araucária e a recuperação de áreas degradadas.

Sócia Titular

Luciane Akemi Grassani

Engenheira Florestal gradudada pela UFPR, especialista em educação ambiental e trabalhos socioambientais.

Sócio Titular

Felipe Do Vale

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011). Atualmente é técnico da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS). Tem experiência na área de Conservação da Natureza, com ênfase em conservação de espécies polinizadoras (Meliponini).

Sócia Titular

Carolina Ximenes de Macedo

Possui graduação em Oceanografia pela Universidade do Vale do Itajaί - UNIVALI, SC. É mestre em Gestão e Conservação em Biodiversidade pela Universidad San Pablo - CEU, Espanha (2003). Mestrado em Sistemas Costeiros e Oceânicos na Universidade Federal do Paraná – UFPR (2006-2008). Gestão e Avaliação de Políticas Públicas – Fundação Getúlio Vargas – FGV, São Paulo (2014-2015). E atuou no Project Management for Development Professionals – The APM Group Limited (2015).

Sócia Titular

Elenise Angelloit Bastos Sipinski

Elenise Sipinski é mestre em conservação da natureza, colaboradora da Sociedade Chauá e da SPVS, integrante do OC2 e parceira do Observatório de Justiça e Conservação. Coordena há muitos anos o Projeto de Conservação do papagaio-da-cara-roxa (papagaio chauá).

Sócio Titular

Santiago José Elías Velazco

Possui graduação em Engenharia Florestal - Facultad de Ciencias Forestales, Universidad Nacional de Misiones (2010), e Pós-graduação em Engenharia Florestal, nível Mestrado Universidade Federal do Paraná (2014). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Ecologia Florestal, Sistemas de Informação Geográfica e Estatística. Atualmente é aluno da Pós-Graduação em Engenharia Florestal, nível Doutorado, da Universidade Federal do Paraná. Desde 2012 participa como voluntário em pesquisas de espécies raras e ameaçadas da Floresta com Araucária, no Laboratório de Propagação de Espécies Nativas da Sociedade Chauá.

Sócio Titular

Caleb Lima

Engenherio Florestal pela UFPR.

Sócia Titular

Vivian Mara Uhlig

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Positivo (2002) em Curitiba-PR e Mestre em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2005). Monitora de Educação Ambiental na Fundação O Boticário de Proteção à Natureza (2003). Técnica da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental - SPVS (2004-2007). É Analista Ambiental no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio - Ministério do Meio Ambiente), onde atuou no geoprocessamento e monitoramento aplicados a Unidades de Conservação de Uso Sustentável em Brasília (2007-2008), como chefe de Unidade de Conservação no Amazonas (2009) e como chefe de Unidade de Conservação de Proteção Integral no Paraná (2010). Atualmente é responsável pelo Núcleo de Informações Georreferenciadas do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios (RAN), na capital do estado de Goiás. É voluntária em projetos de pesquisa e conservação ambiental da Sociedade Chauá.

Sócia Titular

Natalia Alejandra Bedrij

Graduação em Engenharia Florestal pela Universidad Nacional de Misiones (UNaM) e Pós-graduação em Engenharia Florestal, nível Mestrado, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal com ênfase em Conservação da Natureza, principalmente com os temas: bacias hidrográficas e sistemas de informação geográfica (SIG). Possui experiência como articuladora de projetos na Fundación Aglomerado Productivo Forestal (APF) e no Programa de Competitividad del Norte Grande (PCNG).

Sócia Titular

Cristina Batista

Bióloga e Engenheira Florestal graduada pela UFPR. Atualmente analista ambiental do ICMBio atuando na gestão de unidades de conservação na Amazônia e no desenvolvimento socioambiental comunitário.

Sócio Titular

Marcelo Posonski

Engenheiro Florestal, M.Sc., pós-graduado em Gestão e Engenharia Ambiental pela UFPR. Foi diretor de projetos da Sociedade Chauá entre os anos de 2003 e 2007. Atualmente vinculado ao Instituto Life densenvolvendo ações no âmbito da certificação de ações de conservação da biodiversidade.

Sócia Titular

Marise Pim Petean

Bióloga graduada pela UFPR. Mestre em Botânica e Doutora em Engenharia Florestal também na UFPR. Com experiência em estudos de flora, em especial do componente epifítico.

Sócio Titular

Dieter Kahl

Engenheiro da Computação. Atua em diversos projetos de elaboração de softwares, em especial desenvolvendo sistemas complexos para o monitoramento climático e hidrológico. É triatleta e maratonista participando de diversas competições regionais e nacionais. Já realizou viagens por inúmeras paragens da América do Sul e do Mundo, tendo concluído uma viagem de reconhecimento sócio-ambiental pela Ásia e Oceania, com duração de 12 meses.

Sócio Titular

Marcelo Bosco Pinto

Técnico agrícola e graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Tuiuti do Paraná. Especialista em Meliponicultura e mestrando em Eng. Florestal pela UFPR. Coordenador de projetos ambientais da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem (SPVS).

E MAIS UMA GALERA DE ESTAGIÁRIOS, VOLUNTÁRIOS E TÉCNICOS COLABORADORES

Please reload