top of page

Histórico

Em 1998, um grupo de acadêmicos de Engenharia Florestal movidos por ideais ecológicos e o espírito de aventura se uniu informalmente para dar vida ao "Grupo Chauá". Ao longo dos anos, nossa dedicação levou-nos a formalizar a instituição como pessoa jurídica em 2003, marcando o início de uma jornada de 25 anos repleta de projetos relevantes.

 

Inicialmente, nossos esforços se concentraram na conscientização sobre a importância da conservação de diversos ecossistemas, assim como das plantas e animais que os habitam, incluindo o icônico papagaio-chauá (Amazona brasiliensis), que emprestou seu nome à instituição.

 

Ao longo do tempo, nossos projetos evoluíram para se tornarem mais complexos e científicos, com um enfoque direcionado principalmente para a preservação de espécies de plantas ameaçadas na Floresta com Araucária, um dos ecossistemas mais degradados do planeta.

 

O que nos diferencia é a diversidade presente em nosso grupo, composto por profissionais de diversas áreas relacionadas à conservação, como biólogos, engenheiros florestais, agrônomos, sociólogos, viveiristas, ecólogos, médicos, artistas e alpinistas. Essa riqueza de habilidades e experiências nos permitiu desenvolver soluções inovadoras, reduzindo significativamente o risco de extinção de diversas espécies.

 

Um dos marcos em nossa trajetória é o estabelecimento do maior viveiro de espécies da Floresta com Araucária no mundo. Com orgulho, destacamos a produção anual de mais de 200 espécies no viveiro, além das mais de 2.800 matrizes cadastradas para coleta de sementes em 40 remanescentes, incluindo 50 espécies raras e ameaçadas. Essas conquistas foram a base para a distribuição de mais de 70.000 mudas de espécies ameaçadas em diversos plantios de restauração.

 

Nosso compromisso vai além da preservação física dessas espécies. Buscamos diversificar a produção de mudas em outros viveiros, estabelecer restaurações efetivas e sensibilizar diferentes públicos sobre a importância da conservação ambiental. Nesse sentido, nos envolvemos em mais de 30 publicações, entre artigos, livros, capítulos de livro e boletins técnicos, compartilhando nosso conhecimento e aprendizado ao longo dos anos.

 

Com o intuito de disseminar ainda mais nossa causa, realizamos mais de 70 eventos, como cursos, seminários e workshops, que impactaram diretamente mais de 3.000 pessoas. Essa abordagem educativa é fundamental para a conscientização e o engajamento das comunidades em prol da conservação.

 

Todo nosso esforço e dedicação foram reconhecidos em 2022, quando fomos agraciados com o prestigioso prêmio Whitley, considerado um dos mais impactantes em conservação da natureza em todo o mundo. Essa conquista fortalece nosso propósito e nos motiva a seguir em frente na proteção do meio ambiente, perpetuando o legado do Grupo Chauá por muitos mais anos.

bottom of page