FloraParaná

O FLORAPARANÁ é um projeto permanente, criado e conduzido pela Sociedade Chauá, fruto da experiência técnica adquirida ao longo de inúmeros levantamentos florísticos e fitossociológicos por todo o Paraná, realizados pelos membros de sua equipe. Além das diversas listagens temáticas de espécies, o objetivo do catálogo é disponibilizar também fichas técnicas e imagens de cada planta que conste na lista.

 

Naturalmente, o volume grandioso de dados a serem abrangidos pelo catálogo, que ultrapassa a casa dos milhares, dificulta a sua ordenação e principalmente a elaboração das fichas técnicas. Desta forma, o FLORAPARANÁ encontra-se em versão de teste, devendo ainda sofrer muitas modificações em seu formato de apresentação, no sentido de se buscar a melhor solução para a exposição dos dados. As fichas técnicas de cada espécies serão elaboradas a medida em que sejam obtidas imagens e informações, em processo contínuo.

 

O Paraná é privilegiado no que se refere à diversidade dos tipos de vegetação. São três grandes fisionomias florestais: Floresta Ombrófila Densa (Floresta Atlântica), Floresta Ombrófila Mista (Floresta com Araucária) e Floresta Estacional Semidecidual (Floresta Seca do Rio Paraná); duas fisionomias campestres: Campos Naturais e Cerrado; e ainda fisionomias específicas como a Vegetação de Altitude, as Várzeas, Restingas e Manguezais.

 

Cada tipo de vegetação, condicionado por características ambientais específicas, reúne um determinado grupo de espécies que, muitas vezes, só ocorre nestes ambientes. Através do FLORAPARANÁ você pode conhecer as espécies de cada fisionomia vegetal nativa do Paraná. Também é objetivo do catálogo disponibilizar listas com temas específicos como: ameaçadas de extinção, frutíferas, medicinais e ornamentais, além das pioneiras, secundárias e climácicas. 

 

ABAIXO SEGUEM LISTAS, FOTOS E INFORMAÇÕES PARA O USO PÚBLICO (CLIQUEM NOS ITENS):

 

  ESPÉCIES ORNAMENTAIS NATIVAS DA FLORESTA OMBRÓFILA MISTA (FOM)

 

  ESPÉCIES NATIVAS DA FLORESTA OMBRÓFILA MISTA (FOM)

 

  ESPÉCIES NATIVAS DA FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL (FES)

 

  ESPÉCIES NATIVAS DA FLORESTA OMBRÓFILA DENSA (FOD)