top of page

Projetos de Parceria

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lista Vermelha da Flora Ameaçada no Estado do Paraná (SEMA, 1995) - Grafias atualizadas

Ano de início: 2019

Ano de término: 2020

Fonte Financiadora: Projeto “GEF PróEspécies: Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas (fonte financiadora)

Contratante: World Wide Fund for Nature - Brasil (WWF - Brasil)

Equipe Gestora: Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST-PR)

Equipe Executora: Sociedade Chauá e Mater Natura

A atualização foi feita por técnicos da Sociedade Chauá em parceria com o Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, dentro de contrato estabelecido para revisão de listas de espécies de ocorrência regional (SP-PR) no âmbito do Projeto “GEF PróEspécies: Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas (fonte financiadora). O contratante WWF-Brasil e equipe gestora da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST-PR) autorizaram a publicação desses dados a fim de colaborar com pesquisadores e para ampliar a divulgação de dados.

Todos os nomes das espécies passaram por atualização da grafia, feita com base na Lista da Flora do Brasil (FLORA DO BRASIL, 2020) e realizada através da ferramenta on-line denominada Plantminer (CARVALHO et al, 2010). Para os nomes que não constavam na Lista da Flora do Brasil foram buscados sinônimos no Global Biodiversity Information Facility (GBIF.org) e https://www.tropicos.org/home. Alguns nomes não puderam ser devidamente atualizados, porque não demonstraram sinônimos aceitos na Lista da Flora do Brasil, foram mantidos com o nome original que constava em suas listas. Ressalta-se que existem atualizações de grafias de espécies anteriormente consideradas pouco frequentes no Paraná, mas que atualmente são sinonímias de espécies comuns. O banco de dados foi formatado utilizando como base o sistema de classificação vegetal Angiosperm Phylogeny Group versão IV (APG, 2016) e relacionados.

Técnicos responsáveis pela atualização de grafias (Sociedade Chauá):

Dr. André Cesar Furlaneto Sampaio (Coordenador)

Dr. Santiago José Elías Velazco

Dr. Christopher Thomas Blum

Me. Pablo Melo Hoffmann

Eng. Florestal Ollyver Rech Bizarro

Clique aqui para baixar a lista.

Planos de Manejo de Áreas do Programa Desmatamento Evitado

Ano de início: 2013

Ano de término: 2016

Fonte Financiadora: Programa Desmatamento Evitado da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS)

Contratante: Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS)

Equipe Gestora: Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS)

Equipe Executora: Sociedade Chauá e Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS)

Por meio de metodologia inovadora de Pagamento por Serviços Ambientais e Ecossistêmicos, o Programa Desmatamento Evitado auxilia proprietários que possuem áreas naturais bem conservadas conectando-os a empresas interessadas em fortalecer seus negócios a partir do apoio a iniciativas de conservação e ao poder público, criando, manejando e mantendo reservas naturais por meio de mecanismos de gestão e implementação de políticas públicas voltadas à proteção do patrimônio natural.

Os planos de manejo das áreas que compõem o programa forma feitos pela equipe técnica da Sociedade Chauá em parceria com a SPVS.

Clique aqui para saber mais.

Logo_Pró-Espécies.png
bottom of page