top of page
Projetos de Parceria
Lista Vermelha da Flora Ameaçada no Estado do Paraná (SEMA, 1995) - Grafias atualizadas
Ano de início: 2019
Ano de término: 2020
Fonte Financiadora: Projeto “GEF PróEspécies: Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas (fonte financiadora)
Contratante: World Wide Fund for Nature - Brasil (WWF - Brasil)
Equipe Gestora: Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST-PR)
Equipe Executora: Sociedade Chauá e Mater Natura
A atualização foi feita por técnicos da Sociedade Chauá em parceria com o Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, dentro de contrato estabelecido para revisão de listas de espécies de ocorrência regional (SP-PR) no âmbito do Projeto “GEF PróEspécies: Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas (fonte financiadora). O contratante WWF-Brasil e equipe gestora da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST-PR) autorizaram a publicação desses dados a fim de colaborar com pesquisadores e para ampliar a divulgação de dados.
Todos os nomes das espécies passaram por atualização da grafia, feita com base na Lista da Flora do Brasil (FLORA DO BRASIL, 2020) e realizada através da ferramenta on-line denominada Plantminer (CARVALHO et al, 2010). Para os nomes que não constavam na Lista da Flora do Brasil foram buscados sinônimos no Global Biodiversity Information Facility (GBIF.org) e https://www.tropicos.org/home. Alguns nomes não puderam ser devidamente atualizados, porque não demonstraram sinônimos aceitos na Lista da Flora do Brasil, foram mantidos com o nome original que constava em suas listas. Ressalta-se que existem atualizações de grafias de espécies anteriormente consideradas pouco frequentes no Paraná, mas que atualmente são sinonímias de espécies comuns. O banco de dados foi formatado utilizando como base o sistema de classificação vegetal Angiosperm Phylogeny Group versão IV (APG, 2016) e relacionados.
Técnicos responsáveis pela atualização de grafias (Sociedade Chauá):
Dr. André Cesar Furlaneto Sampaio (Coordenador)
Dr. Santiago José Elías Velazco
Dr. Christopher Thomas Blum
Me. Pablo Melo Hoffmann
Eng. Florestal Ollyver Rech Bizarro
Clique aqui para baixar a lista.
Planos de Manejo de Áreas do Programa Desmatamento Evitado
Ano de início: 2013
Ano de término: 2016
Fonte Financiadora: Programa Desmatamento Evitado da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS)
Contratante: Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS)
Equipe Gestora: Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS)
Equipe Executora: Sociedade Chauá e Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS)
Por meio de metodologia inovadora de Pagamento por Serviços Ambientais e Ecossistêmicos, o Programa Desmatamento Evitado auxilia proprietários que possuem áreas naturais bem conservadas conectando-os a empresas interessadas em fortalecer seus negócios a partir do apoio a iniciativas de conservação e ao poder público, criando, manejando e mantendo reservas naturais por meio de mecanismos de gestão e implementação de políticas públicas voltadas à proteção do patrimônio natural.
Os planos de manejo das áreas que compõem o programa forma feitos pela equipe técnica da Sociedade Chauá em parceria com a SPVS.
Clique aqui para saber mais.
bottom of page